O brise de alumínio é um elemento arquitetônico, cuja finalidade consiste em agregar conforto térmico ao ambiente e qualidade estética às fachadas de construções.
Além do conforto térmico, os brises de alumínio são capazes de proporcionar controle sobre a incidência de luz no interior dos ambientes.
O que é possível graças à estrutura vazada, que, em muitos casos, pode ser articulada. Isso permite controlar a ventilação e iluminação do ambiente de acordo com a necessidade de momento.
Embora possa se apresentar em vários formatos e com diferentes recursos, o tipo mais comum é aquele feito com aletas. Esse modelo costuma ser instalado do lado de fora de janelas e fachadas.
Do ponto de vista estético, os brises de alumínio se integram à fachada, podendo agregar elegância e sofisticação aos projetos arquitetônicos.
Não por outra razão, estão muito presentes em grandes prédios comerciais, construções para eventos e imóveis ligados a atividades culturais.
Por que optar pelo brise de alumínio?
O alumínio é um material construtivo metálico, que tem, no entanto, como uma das principais características, a flexibilidade, no sentido de produzir diferentes acabamentos.
Você pode ver projetos com utilização de brise de alumínio imitando madeira, com outros resultados no acabamento e com diferentes cores. O que permite sua adaptação a diferentes conceitos estéticos.
É importante ressaltar que se trata de um material leve e versátil quanto à moldagem. O que não suprime outro atributo importante, que é a resistência à corrosão.
Não por outra razão, é muito utilizado no Brasil em projetos arquitetônicos. Por isso, é comum nos depararmos diariamente com eles ao trafegar pelas ruas.
Principais tipos de brise de alumínio para fachada e outras aplicações
Originalmente, os brises eram feitos de concreto e assumiam posição inclinada sobre as fachadas. Tal conceito atendia à finalidade de promover conforto térmico nos ambientes internos das edificações.
Com o tempo, multiplicaram-se as possibilidades, não só quanto ao emprego de diferentes materiais, como quanto ao design.
A seguir, os principais tipos de brises para janelas, fachadas e outras aplicações.
Brise fixo
É o mais accessível, por não envolver articulações, feito, normalmente, em ângulo, com instalação horizontal ou vertical, ocupando as fachadas das construções.
Além de mais acessível quanto ao custo, também requer menos manutenção e é de fácil instalação.
Brise móvel
Nesse modelo, as lâminas de alumínio são ajustáveis. Os ajustes, dependendo do projeto, podem ser feito manual ou automaticamente.
Em relação ao brise fixo, o brise de alumínio móvel permite que os usuários possam controlar a incidência de luz e ventilação.
Tal característica faz desse modelo ideal para escolas, hospitais e edifícios corporativos, onde tal versatilidade é apreciada e necessária.
Brise articulado
O brise de alumínio articulado se difere do brise móvel por sua maior versatilidade. Ele pode ser movido horizontal ou verticalmente.
Tal característica torna ainda mais eficaz o controle da incidência de luz e ventilação no ambiente.
Por outro lado, é uma solução mais cara, com maior custo de instalação e manutenção.
Brise de fachada
O brise de alumínio para fachada é uma solução arquitetônica mais arrojada.
Nesse modelo, o brise se integra à própria estrutura da fachada, promovendo um resultado visual bastante sofisticado e harmonioso.
É possível observar essa solução arquitetônica presente em grandes prédios comerciais e estabelecimentos culturais.
Brise de cobertura
Trata-se de uma solução de alto valor para proteger coberturas e terraços, principalmente onde haja espaços de convivência ao ar livre.
Com seus recursos funcionais, é capaz de promover maior conforto nesses espaços, sobretudo na contenção da luz solar e do calor.