Um toque de praticidade a um valioso elemento de design
Se você quer saber qual é a função de um pergolado de alumínio, a resposta mais apropriada é que depende da sua imaginação.
Trata-se de uma cobertura vazada, feita com diferentes materiais, sustentada por vigas horizontais e colunas verticais.
Essa cobertura pode ser acoplada a uma estrutura maior, como a fachada de uma casa ou um edifício. Ao mesmo tempo, pode ser uma estrutura independente, montada em ambientes externos.
Agregando charme, graça e estilo aos ambientes
Conta a historiografia que a origem do pergolado remonta ao antigo Egito. Na ocasião, assim como na atualidade, sua função era produzir sombras em áreas externas.
Com isso, o pergolado nasce como um elemento de conforto, mas é difícil imaginar algo no antigo Egito que não servisse a um propósito arquitetônico.
Atualmente, o pergolado surge como elemento de acabamento em diversos projetos. Podendo estar presente em áreas externas – o mais comum – e internas.
É capaz de agregar charme, graça e estilo ao ambiente, harmonizando com outros elementos decorativos, inclusive em pequenos projetos paisagísticos.
Por que optar por pergolado de alumínio?
O alumínio é um dos materiais utilizados na produção de pergolados.
Há casos de empresas de eventos que possuem pergolados móveis, que podem ser montados, desmontados e transportados para diferentes locais.
Nesse aspecto, fica evidenciada uma das virtudes do alumínio, que é a leveza, o que facilita o transporte e a montagem de estruturas feitas com esse material.
Sem contar, claro, com a versatilidade que o pergolado em alumínio possui de receber pintura com diferentes cores e de assumir o resultado visual de outros elementos construtivos.
É comum, por exemplo, você encontrar pergolado de alumínio amadeirado, se adaptando a projetos de uma forma mais prática. Outros exemplos disso, são o pergolado branco e o pergolado preto, pintados através da técnica eletrostática à pó.
Além de mais leve e flexível, permitindo moldagens e encaixes práticos, requer menos manutenção que a madeira e outros materiais, além de ser altamente resistente à corrosão.
Em outros projetos, o elemento pode contracenar com diferentes materiais, como a própria madeira e o vidro. Isso dá origem ao pergolado de alumínio com policarbonato e ao pergolado de alumínio com vidro, dentre outros.
Quais as aplicações do pergolado de alumínio?
O pergolado pode aparecer como um mero elemento decorativo em projetos arquitetônicos, seja em moradias, hotéis, prédios comerciais, hospitais, etc.
Pode ser um elemento decorativo para áreas externas de residências e outros imóveis, onde aparece, também, como elemento de conforto, quebrando a luz do sol, sem comprometer a ventilação.
É muito comum o uso de pergolados em cerimônias de casamento ao ar livre, harmonizando com outros elementos decorativos, como arranjos, vasos e plantas.
Falando em plantas, pode surgir, também, como elemento decorativo em projetos de paisagismo, servindo, inclusive como suporte e sustentação para algumas delas.
Voltando a residências, pode valorizar visualmente e gerar conforto em quintais, áreas de lazer, piscinas e ambientes gourmet.
Falando, aliás, em ambientes gourmet, mesmo os internos ou híbridos podem ser valorizados por essa solução estética.
Não sendo incomum, porém, o uso de pergolados na cobertura de varandas, corredores e até de salas de estar.
Isso diz muito sobre aquela questão a respeito do quanto tudo depende da sua criatividade. Razão pela qual eles são agenda comum em projetos arquitetônicos.